Abertas as inscrições do processo de escolha de membros do conselho tutelar – Prefeitura de Cláudia

Abertas as inscrições do processo de escolha de membros do conselho tutelar

O salário é de aproximadamente R$ 1,600,00 e os participantes devem ter idade mínima de 21 anos

A Prefeitura Municipal de Cláudia, por meio do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), anunciou na última semana a abertura do edital do processo de escolha de Conselheiros Tutelares quadriênio 2020 -2024. A etapa das inscrições permanece aberta até dia 17 de maio.

“Esse é um processo onde o candidato que for considerado apto pela comissão especial eleitoral, diante da avaliação escrita, psicológica e avaliação da documentação estará apto a concorrer democraticamente a uma das cinco vagas sob decisão da comunidade”, explica a presidente do CMDCA, Lucimara Pagliari.

O salário é de aproximadamente R$1,600,00. Os participantes devem ter idade mínima de 21 anos e ensino médio completo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Sala dos Conselhos Municipais, situada a Rua Castelo Branco, nº 1201, Centro, das 07 às 11 e das 13 às 17 horas. Os candidatos que forem considerados aptos nas primeiras etapas do processo, passarão para a etapa de campanha, onde poderão mostrar-se a população como concorrentes ao cargo e assinarão termo se ciência de conduta. A classificação por maioria de votos permite que apenas cinco candidatos sejam eleitos para assumir a função, os demais tornam-se suplentes e poderão ser convocados caso haja necessidade.

As eleições acontecerão no dia 06 de outubro, das 8h às 17h, na Escola Municipal Daniel Titton. Toda população poderá participar da eleição, desde que esteja em dia com suas obrigações eleitorais, o único requisito é levar o título de eleitor.

Lucimara Pagliari explicou que os aprovados nas primeiras 5 posições passarão por capacitação após o encerramento do processo.

A posse será no dia 10 de janeiro de 2020.

“O conselheiro tutelar tem o mesmo benefício de uma pessoa com a carteira assinada. Será assegurado o direito a cobertura previdenciária, gozo de férias anuais remuneradas, acrescidas de 1/3 (um terço) do valor da remuneração mensal, licença maternidade, licença paternidade e gratificação natalina”, lembrou a presidente.

As documentações necessárias são: cópia da Cédula de Identidade, Título eleitoral , Cadastro de Pessoa Física (CPF) e da certidão de conclusão do ensino médio ou equivalente, duas fotos 3×4, presentar comprovante de residência no município de Cláudia, apresentar Certidão Negativa fornecida pelo cartório distribuidor da comarca do domicílio dos últimos cinco anos, relativa à existência ou inexistência de ações cíveis e criminais (com trânsito em julgado) e declaração de idoneidade moral assinada por autoridade.

Para mais informações acesse o edital clicando aqui.