Desenvolvimento da agricultura em Cláudia é marcado por comemorações e agradecimentos – Prefeitura de Cláudia

Desenvolvimento da agricultura em Cláudia é marcado por comemorações e agradecimentos

Produtores destacam as mudanças e projetos desenvolvidos pela prefeitura

De tanque de peixe a plantações de maracujá, se o agricultor quer produzir o executivo apoia. A economia de Cláudia está cada vez crescendo mais, e esse é objetivo da prefeitura, que juntamente com a secretaria de Agricultura e secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SEDER), desenvolve e incentiva projetos para fomentar a produção.
A produtora, Noely da Silva, explicou que o apoio da administração alavancou seu cultivo. Além disso, segundo ela, a assistência e implantação de novos projetos aumentaram sua renda.
“O prefeito Altamir chegou com uma proposta maravilhosa de que iria nos ajudar, principalmente para conseguirmos as documentações. Foi uma grande correria, mas com apoio de outras entidades conseguimos um financiamento para comprarmos algumas vacas. Hoje em dia já temos a esperança de conseguirmos fazer esse município se tornar uma grande bacia leiteira. Estamos aqui para trabalhar e fazer a diferença”, ponderou Noely.
Para Cláudia, o agricultor está entre os maiores desenvolvedores da cidade e por isso a gestão pesquisa e cria ideias para implantar diferentes culturas e fomentar ainda mais a economia municipal.
“Aqui nós trabalhamos com esforço, por meio da secretaria e da prefeitura que sempre proporcionam assistência. Além da regularização da terra o prefeito e seus parceiros estão nos acompanhando, fornecendo cursos e maneiras de progredirmos com nossa produção. Sempre que precisamos de qualquer ajuda vamos até eles, porque sabemos que teremos apoio”, afirmou o produtor Francisco Paiva.
José de Lima é morador do assentamento Keno e desenvolve diversas culturas em seu sítio. Ele explicou que sua renda só alavancou, quando o prefeito Altamir Kurten e sua equipe iniciaram os trabalhos de apoio ao agricultor familiar.
“Moro nesse assentamento há sete anos e só depois do apoio da secretaria começamos produzir muitas coisas. Todo ano o executivo nos apresenta um projeto novo e melhor. Gostaria de agradecer o recente quite de irrigação que chegou para e já está sendo de grande serventia. Toda ajuda para nós é bem-vinda. Kurten está trabalhando bem com todas as partes. Nós não tínhamos estrada, mas agora temos”, pontuou José.
O também produtor Saudir Piva, lembrou o a alavancada que recebeu em sua produção com o início do incentivo da prefeitura.
“Eu só tenho que agradecer, se não fosse o apoio do executivo eu não conseguiria desenvolver o empreendimento que eu tenho em meu sítio. Graças a Deus, a prefeitura e a Empresa Mato Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) desenvolvi diversos projetos. Eu posso assegurar que eles nunca me deixaram na mão”, afirmou Piva.

 

Uma nova visão
Fomentar a economia é mais que criar um projeto. É tira-lo do papel e leva-lo para o campo e para a mesa dos cidadãos. E é com essa visão que o executivo de Cláudia está trabalhando. O município desenvolve mais de 10 culturas diferentes, além do projeto Selo de Origem que garante a qualidade dos bens criados. Com todo esse apoio e acompanhamento os produtos claudienses são comercializados com qualidade na feira municipal.
“A melhor coisa á a feira, se não fosse esse empreendimento seria difícil vender aqui no município. Nossas oportunidades de comércio são melhores”, ponderou Luciuda Pereira.
“A secretaria é muito boa, tudo o que precisamos eles estão nos apoiando se precisarmos de algo é só procurar que eles nos auxiliam”, ressaltou Edmilson Silva.
“Tudo o que nós chegamos e pedimos, conseguimos, desde maquinário para fazer o canteiro para produzir quanto a questionamentos e prevenção contra pragas. O auxílio da prefeitura sempre está presente conosco”, contou José Santos.
“Vale lembrar que tudo é esforço, não temos do que reclamar, somos parceiros. Eu peço aos agricultores que precisam que procurem o apoio da secretaria. Eles sempre estão à disposição para oferecer os maquinários e cursos para que possamos plantar e produzir”, destacou Jeronda Corrêia.
“A pasta sempre vem nos ajuda. Eu me sinto prestigiada com todo esse cuidado”, computou Vitoria Barbon.
“Essa feira nos proporciona maneiras de adquirirmos uma renda melhor, sem ter que sair pela cidade vendendo. Com esse empreendimento o consumidor já sabe onde nos encontrar”, declarou Élio Rodrigues.
“Plantamos um pouquinho de cada coisa e tudo o que temos, conseguimos trazer e vender. Isso aumenta a renda de nossa casa”, salientou Delci Araújo.
“Melhorou muito, estamos crescendo cada vez mais e com o apoio da prefeitura nossos lucros só tendem a crescer”, destacou Erni Rodrigues.
Respeito gera desenvolvimento
“Aqueles que trabalham sol a sol dia a dia. Nós sempre estamos dispostos a auxiliar para engrandecer a produção. Esses trabalhadores lutam e a prefeitura está junto com eles. Vamos continuar desenvolvendo e aplicando ações que ampliem o crescimento, para que o máximo de pessoas possam fomentar a nossa agricultura. Bem como a produção do nosso município”, destacou o secretário de Agricultura, Edson Moreira.
Moreira lembrou ainda a importância da união e parcerias desenvolvidas com muitas empresas e instituições municipais. O secretário agradeceu e parabenizou a todos os munícipes que participam e apoiam o executivo.
“Nós juntos com a prefeitura e a secretaria agradecemos a todos os produtores. Vocês merecem o desenvolvimento e produtividade que o município vem adquirindo. Juntos nós plantamos, colhemos e vendemos. Em Cláudia o agricultor recebe o apoio em todas as etapas”, concluiu.

+ NOTÍCIAS

Executivo de Cláudia celebra Dia dos Professores com grande festa

Um almoço especial foi organizado a todos os professores nessa terça-feira

Equipe da saúde de Cláudia passa por capacitação para diagnóstico da hanseníase e população tem acesso a avaliações

Ao todo, foram realizadas 62 avaliações, sendo que 14 casos foram confirmados; o número está dentro dos padrões regionais

Com grande participação popular, munícipes de Cláudia elege novas conselheiras tutelares

Ao todo, 1027 eleitores foram às urnas e a posse acontece em 10/01/2020