Em alusão ao Setembro Amarelo, gestão pública realiza atividades com foco em auxiliar pacientes – Prefeitura de Cláudia

Em alusão ao Setembro Amarelo, gestão pública realiza atividades com foco em auxiliar pacientes

Psicóloga alerta é que essencial não ignorar os pedidos de ajuda e ficar atento aos sinais

Não ignorar os pedidos de ajuda e ficar atento aos sinais. Esses, segundo a Psicóloga e Coordenadora do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf) de Cláudia, Emanuelle T. Costa, são pontos essenciais para evitar casos de suicídio.

Visando alertar a sociedade a respeito da realidade atual, auxiliar pacientes e familiares sobre maneiras de cuidado e identificação dos primeiros sinais de que as coisas não estão bem, além de fazer alusão a campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o executivo do município, por meio da secretaria de Saúde, realizou inúmeras atividades durante esse período.

As ações, que se encerraram na última quinta-feira (26), foram desenvolvidas por profissionais dos Programas Saúde da Família (PSFs), do Nasf, agentes de saúde e Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR).

“Trabalhamos com a valorização à vida diariamente com a nossa população. Mas esse mês foi especial, as ações foram intensificadas por meio da conversa individual, rodas de conversas com alunos das escolas da cidade e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de pacientes das unidades básicas de saúde, passando orientações de como evitar e auxiliar nestes casos”, destacou Emanuelle.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 32 pessoas tiram a própria vida todos os dias no Brasil. Um ponto alarmante é que se houvesse a prevenção correta, cerca de 28 dessas mortes poderiam ter sido evitadas.

“Algumas pessoas demonstram pensamentos de cometer suicídio, enquanto outras fazem totalmente o inverso, mas mesmo assim, é possível notar mudanças de comportamento, como isolamento social, repostas curtas e baixa autoestima. Ao perceber qualquer um destes sinais, o recomendado é buscar ajuda o quanto antes. Sempre estaremos à disposição de toda sociedade de Cláudia”, concluiu a Psicóloga da secretaria de Saúde, Angelica Lazarin.

+ NOTÍCIAS

ADIADA A CHEGADA DO PAPAI NOEL

O pé d’água impediu que as renas do Papai Noel chegassem a Cláudia nesta sexta-feira (06). Mas já conseguimos contato…

RESPEITO AO AMBIENTE: Voluntários plantam árvores em frente ao Acácio Guzzo

Respeito ao meio ambiente ensinado na prática. Com essa mentalidade e muita disposição em tornar a cidade melhor, diversos voluntários…

TCE aprova contas da gestão Kurten por unanimidade

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso aprovou as contas da gestão do prefeito Altamir Kurten, do ano…