Em decorrência de índices de atendimento de saúde mental, executivo realiza reunião de capacitação com profissionais – Prefeitura de Cláudia

Preocupado com os índices de atendimentos de saúde na área mental, além de dar ênfase a campanha do Setembro Amarelo – de conscientização a prevenção ao suicídio – o executivo de Cláudia, por meio da secretaria de Saúde, realizou na última quinta-feira (5) uma reunião de planejamento e avaliação com médicos, enfermeiros e psicólogos da rede de atenção básica e equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O intuito do encontro, foi proporcionar um entrosamento de toda equipe, discutindo pautas essenciais como o atendimento de pacientes desse estilo.

“Visamos capacitar com uma roda de conversas. Debater a maneira de se trabalhar em rede no município, para dar uma assistência melhor a mais adequada a quem precisa”, destacou a secretária de Saúde, Eli Rizzi.

Um dos palestrantes da ação foi o médico Psiquiatra Dr. André Felipe Medeiros, conveniado pelo consórcio intermunicipal Vale do Teles Pires. Há três meses o profissional já realiza consultas agendadas e emergenciais a cada 40 dias em Cláudia.

Uma das participantes do encontro foi a coordenadora e psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Emanuelle T. Costa. Segundo ela, a ação o fez refletir sobre as práticas dos profissionais.

“Cabe destacar a crescente importância do trabalho multiprofissional e interdisciplinar nesse campo para relacionar os saberes envolvidos, a fim de atender as necessidades de seus usuários. É um desafio para todos os profissionais, causa uma desacomodação e mudança dos paradigmas, mas que fazem a diferença na qualidade das tarefas prestadas a todos que utilizam o serviço”, concluiu.

Ainda é importante frisar, que tanto as ações de capacitação, quanto os atendimentos por parte do Psiquiatra, seguem durante todos os meses.