ESTADO DE ATENÇÃO: Prefeitura de Cláudia decreta suspensão de eventos públicos e redução de serviços

Entre as principais medidas estão a paralisação das aulas na rede pública, interrupção do serviço de transporte de estudantes e cancelamento de eventos públicos

 

O prefeito de Cláudia, Altamir Kurten, esteve reunido na manhã desta terça-feira (17) com todo seu secretariado e equipe de saúde do município afim de tomar ações de prevenção ao contágio do Coronavírus. O gestor ainda estuda um Decreto de Lei para a regulamentação das ações mas já determinou a redução do atendimento público com a suspensão das aulas e de serviços de transporte. As medidas foram tomadas devido à situação da pandemia do Covid-19 (contaminação por coronavírus), e após a suspeita de infecção por parte de um munícipe. Apesar do caso ainda estar sob a avaliação, com o paciente sendo atendido no município de Sorriso, a medida é essencial para a prevenção da proliferação do vírus.
“Nós temos que ter muita calma para não criar pânico, mas também termos responsabilidade na proteção dos nossos cidadãos. Por isso, estamos tomando estas medidas protetivas. Inicialmente teremos o prazo de 20 dias ou até que a proliferação do vírus esteja controlada pelo Ministério da Saúde nacional”, explicou Kurten.
A secretária de saúde Eli Rizzi explicou ainda que o município está em contato com as autoridades de saúde desde as primeiras notícias do vírus e que, diante do momento atual, foi necessário tomar estas novas providências. Rizzi ainda alerta a população para que não saia de casa a não ser em caso de extrema necessidade.
“As pessoas que por algum motivo queiram ir a uma unidade de saúde têm que ter em mente que somente em caso de urgência devem fazer isso. Ficar em casa ainda é o mais seguro. Estamos disponibilizando profissionais que farão o atendimento primário por telefone e, em casos específicos, enviaremos a equipe em domicílio para a garantia do controle”, esclareceu.
Ainda completando a informação da secretária, Kurten lembrou que as autoridades estão em constante contato para a atualização de casos suspeitos.
“Precisamos ficar atentos, nos mantermos fora de riscos desnecessários e, seguindo as orientações nacionais, evitarmos aglomerações e espaços públicos sem a devida necessidade. Por este motivo também cancelamos os eventos como a abertura dos Jogos Municipais de Futsal e a Pedalada Ecológica, que serão remarcados o mais brevemente possível após a estabilização do problema”, destacou Altamir Kurten.

O que é coronavírus? (COVID-19)
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o contágio:
Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
Não cumprimente com beijo, abraço ou aperto de mão.
Evite aglomerações se estiver doente.
Mantenha os ambientes bem ventilados.
Não compartilhe objetos pessoais.

+ NOTÍCIAS

Ação da prefeitura de Cláudia em conjunto com ao corpo de bombeiros alerta para incêndios florestais

Em razão ás condições climáticas a prefeitura de Cláudia aderiu novamente a parceria com o corpo de bombeiros para contenção…

Prefeitura de Cláudia dá andamento á obras de melhorias pelo município

A prefeitura de Cláudia vem desenvolvendo uma série de obras de melhorias pelo município e dá continuidade com o asfaltamento…

Prefeitura divulga novo decreto de regras na prevenção do coronavírus

https://www.youtube.com/watch?v=I4dBQ-IbayE Confira as novas alterações feitas ao decreto de contenção ao contágio do coronavirus.  As mudanças foram decididas em conjunto…