Executivo promove roda de conversa entre pioneiros e alunos – Prefeitura de Cláudia

Executivo promove roda de conversa entre pioneiros e alunos

Encontro visa proporcionar conhecimento e valorização da história do município

Valorização e conhecimento da história. Esse foi o objetivo do executivo de Cláudia, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, ao promover uma roda de conversa entre pioneiros e alunos. Nesta segunda-feira (1°), o encontro foi promovido na Escola Estadual Manoel Campos Soares. A ação faz parte da série de eventos especiais realizados em comemoração ao aniversário de emancipação do município.

“Nossos alunos precisam saber o motivo das pessoas virem morar em nossa cidade, os sonhos que os primeiros habitantes tinham, quais foram realizados e quais não foram. Dessa maneira conseguimos gerar uma cultura de valorização em Cláudia. As crianças estão crescendo e elas são o futuro do nosso município, é essencial que todos possam refletir sobre as dificuldades do passado”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Claudevânia Barbon.

Um dos pioneiros presentes no evento foi José Pascoal Bastian. Ele ressaltou a importância da valorização do passado.

“É muito gratificante ser lembrado e valorizado por episódios que passamos há 40 anos atrás. Hoje as coisas melhoraram muito, e estamos contentes por sermos convidados para partilhar com essa juventude experiências que vivemos no passado”, ressaltou.

A desbravadora do município, Mariza Marta Bastian, declarou que é essencial que a história não seja perdida ou esquecida.

“Os jovens precisam ter o conhecimento. Muitos aqui são netos de pessoas que chegaram na cidade há muitos anos, mas alguns não sabem da história. O passado acaba se perdendo se esse tipo de encontro não for realizado”, salientou.

Maria Kowal, que também foi uma das precursoras da história de Cláudia, contou que é extremamente gratificante compartilhar experiências com a juventude.

“É um enorme prazer estar aqui hoje. Essa é minha casa, onde construí tudo. Nossa cidade está crescendo, cada vez melhorando mais. Dessa forma, essas crianças terão um futuro ainda melhor”, pontuou.

Já a diretora da Escola Estadual Manoel Campos Soares, Eliandra Cristina Sabo, relatou que o contato direto entre pioneiros e alunos é algo que pode agregar muito conhecimento.

“Nada melhor que os precursores virem aqui contar essas histórias que eles viveram. Os estudantes puderam fazer perguntas e ver por meio de fotos como foi o início da colonização desse município que amamos tanto”, descreveu.

O aluno da unidade escolar, Hugo Alonso Sepka, finalizou agradecendo a oportunidade de conhecer mais a fundo o passado de Cláudia.

“É muito bom aprender coisas novas. Pudemos fazer perguntas, então descobrimos mais sobre nossa cidade. Sabemos que tudo era difícil quando eles vieram pra cá, o acesso a muitas coisas não era fácil. Hoje está tudo melhor, e esperamos que nosso município melhore dia após dia”, concluiu.

Executivo de Cláudia celebra Dia dos Professores com grande festa

Um almoço especial foi organizado a todos os professores nessa terça-feira

Equipe da saúde de Cláudia passa por capacitação para diagnóstico da hanseníase e população tem acesso a avaliações

Ao todo, foram realizadas 62 avaliações, sendo que 14 casos foram confirmados; o número está dentro dos padrões regionais