Executivo promove roda de conversa entre pioneiros e alunos

Encontro visa proporcionar conhecimento e valorização da história do município

Valorização e conhecimento da história. Esse foi o objetivo do executivo de Cláudia, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, ao promover uma roda de conversa entre pioneiros e alunos. Nesta segunda-feira (1°), o encontro foi promovido na Escola Estadual Manoel Campos Soares. A ação faz parte da série de eventos especiais realizados em comemoração ao aniversário de emancipação do município.

“Nossos alunos precisam saber o motivo das pessoas virem morar em nossa cidade, os sonhos que os primeiros habitantes tinham, quais foram realizados e quais não foram. Dessa maneira conseguimos gerar uma cultura de valorização em Cláudia. As crianças estão crescendo e elas são o futuro do nosso município, é essencial que todos possam refletir sobre as dificuldades do passado”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Claudevânia Barbon.

Um dos pioneiros presentes no evento foi José Pascoal Bastian. Ele ressaltou a importância da valorização do passado.

“É muito gratificante ser lembrado e valorizado por episódios que passamos há 40 anos atrás. Hoje as coisas melhoraram muito, e estamos contentes por sermos convidados para partilhar com essa juventude experiências que vivemos no passado”, ressaltou.

A desbravadora do município, Mariza Marta Bastian, declarou que é essencial que a história não seja perdida ou esquecida.

“Os jovens precisam ter o conhecimento. Muitos aqui são netos de pessoas que chegaram na cidade há muitos anos, mas alguns não sabem da história. O passado acaba se perdendo se esse tipo de encontro não for realizado”, salientou.

Maria Kowal, que também foi uma das precursoras da história de Cláudia, contou que é extremamente gratificante compartilhar experiências com a juventude.

“É um enorme prazer estar aqui hoje. Essa é minha casa, onde construí tudo. Nossa cidade está crescendo, cada vez melhorando mais. Dessa forma, essas crianças terão um futuro ainda melhor”, pontuou.

Já a diretora da Escola Estadual Manoel Campos Soares, Eliandra Cristina Sabo, relatou que o contato direto entre pioneiros e alunos é algo que pode agregar muito conhecimento.

“Nada melhor que os precursores virem aqui contar essas histórias que eles viveram. Os estudantes puderam fazer perguntas e ver por meio de fotos como foi o início da colonização desse município que amamos tanto”, descreveu.

O aluno da unidade escolar, Hugo Alonso Sepka, finalizou agradecendo a oportunidade de conhecer mais a fundo o passado de Cláudia.

“É muito bom aprender coisas novas. Pudemos fazer perguntas, então descobrimos mais sobre nossa cidade. Sabemos que tudo era difícil quando eles vieram pra cá, o acesso a muitas coisas não era fácil. Hoje está tudo melhor, e esperamos que nosso município melhore dia após dia”, concluiu.

+ NOTÍCIAS

Prefeitura Informa: Suspensão do sorteio do IPTU Premiado 2020 devido ao período eleitoral

  A Prefeitura de Cláudia informa que, devido ao período eleitoral, a Lei n° 793/2020, bem como todos os sorteios…

Nota de Pesar

É com extremo pesar que a Prefeitura de Cláudia informa o falecimento do pioneiro Sr. Antônio Simoneto, vítima da Covid-19,…

Prefeitura de Cláudia dá andamento á obras de melhorias pelo município

A prefeitura de Cláudia vem desenvolvendo uma série de obras de melhorias pelo município e dá continuidade com o asfaltamento…