Gestão busca maneiras de reduzir drasticamente os custos da população com a taxa do lixo – Prefeitura de Cláudia

Gestão busca maneiras de reduzir drasticamente os custos da população com a taxa do lixo

Durante reuniões, o prefeito Altamir Kurten buscou a aquisição de caminhões para realizar o transporte de resíduos até o aterro sanitário

 

Com objetivo de reduzir consideravelmente os custos da população com a taxa do lixo, o prefeito Altamir Kurten esteve cumprindo agenda em Sorriso nesta quarta-feira (16). Em um dos encontros, o gestor buscou a aquisição de caminhões para realizar o transporte de resíduos domésticos gerados em Cláudia, até o aterro sanitário de Primaverinha (distrito de Sorriso), de responsabilidade da empresa Sanorte (230 km de Cláudia).

“Atualmente pagamos um frete para que esses materiais sejam levados ao local correto, conforme estabelece a legislação. Por meio do Ministério da Saúde, via Funasa, conseguiríamos esse caminhão e dessa maneira teríamos uma redução no valor cobrado atualmente na taxa do lixo”, destacou Kurten.

O executivo de Cláudia vem transportando os resíduos produzidos na cidade até o aterro. Agora, os materiais recolhidos são levados para caixas de transbordo, que são direcionados uma vez por semana até o local.

Ainda é importante lembrar que o objetivo da administração é proporcionar mais qualidade de vida, saúde e oportunidades à população. Esses fatores levaram a atual gestão adotar a prática correta de descarte.

Outro ponto a se destacar é que, pensando no cidadão, a Prefeitura arca com 50% do valor investido para a destinação adequada, para que o custo não fique alto para os contribuintes.

Enquadrando-se à legislação

Vale destacar que a Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, instituiu em todo o território nacional a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em seu texto, a norma contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao país no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

A PNRS defende o fechamento dos lixões a céu aberto. Como alternativa, propõe a criação de aterros sanitários ou aterros controlados.

Com isso, a taxa de lixo é uma obrigação legal da Prefeitura, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos. A taxa foi implantada para cumprir a legislação e o descumprimento acarretaria em renúncia fiscal.

+ NOTÍCIAS

Prefeito de Cláudia cumpre agenda na Capital

  O prefeito de Cláudia Altamir Kurten cumpre extensa agenda de trabalho em Cuiabá, nesta terça-feira (5), em busca de…

VÍDEO: Prefeitura de Cláudia investe em complexo esportivo com pista de ciclismo e academia ao ar livre

Um novo espaço de lazer está prestes a ser entregue à cidade de Cláudia. A obra da pista de ciclismo…

VÍDEO: Prefeito de Cláudia faz abaixo assinado para redução da taxa de reposição florestal

Atento as oportunidades, o prefeito de Cláudia Altamir Kurten tenta mobilizar cidades vizinhas para conseguir abaixo-assinado que pede a redução…