Gestão municipal reforça a necessidade de população prevenir focos de incêndio

Atualmente, o município conta com uma equipe de brigadistas e o telefone para contato é (66) 9 9639-8068

Visando proporcionar uma melhora na saúde e segurança da população, além de uma preservação da flora e fauna, o executivo de Cláudia por meio da secretaria de Meio Ambiente, iniciou no mês de julho o programa de brigadistas para auxiliar o Corpo de Bombeiros no município.

“De 141 cidades de Mato Grosso, 22 fizeram essa parceria de contar com uma brigada. A administração pública preocupada com a situação optou por aderir e oferecer o melhor a toda a comunidade”, destacou o prefeito Altamir Kurten.

Atualmente, Cláudia está em um momento mais tranquilo em relação a focos de incêndio. Frequentemente, os bombeiros realizam palestras nas escolas do município.

“Estamos em um momento critico a nível nacional. Em nossa cidade, infelizmente, já tivemos algumas situações de muito fogo, mas estamos mudando o cenário. Temos apenas uma equipe, então se dividimos como podemos para proporcionar o melhor a população”, destacou a responsável pela pasta de Meio Ambiente, Cleuza Dalmaso.

Ainda conforme a secretária, é essencial que a população tenha sempre em mãos o número para contato com os bombeiros.

“Todos precisam agendar para rapidamente ligar e evitar tragédias maiores. Outro ponto importante, é uma maior prevenção por parte dos moradores. Tivemos alguns focos nos assentamentos e como eles são distantes da cidade, é um pouco mais complicado”, salientou.

O telefone para contato com os brigadistas e militares é o (66) 9 9639-8068. O programa conta com uma caminhonete e um caminhão ABTF.

Situação crítica

Vale lembrar, que segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil vive a maior onda de queimadas dos últimos cinco anos.

O Programa Queimadas do instituto, vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, registrou 71.497 focos de incêndio entre os dias 1 de janeiro e 18 de agosto deste ano.

O número é 82% maior do que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 39.194 focos de incêndio. A última grande onda aconteceu em 2016, com 66.622 focos de queimadas entre essas datas, 4.875 a menos que em 2019.

+ NOTÍCIAS

Prefeitura Informa: Suspensão do sorteio do IPTU Premiado 2020 devido ao período eleitoral

  A Prefeitura de Cláudia informa que, devido ao período eleitoral, a Lei n° 793/2020, bem como todos os sorteios…

Nota de Pesar

É com extremo pesar que a Prefeitura de Cláudia informa o falecimento do pioneiro Sr. Antônio Simoneto, vítima da Covid-19,…

Prefeitura de Cláudia dá andamento á obras de melhorias pelo município

A prefeitura de Cláudia vem desenvolvendo uma série de obras de melhorias pelo município e dá continuidade com o asfaltamento…