LDO: Audiência pública para discutir orçamento do município será realizada hoje – Prefeitura de Cláudia

LDO: Audiência pública para discutir orçamento do município será realizada hoje

Discutir os principais pontos de investimento da administração municipal e a destinação do orçamento público. São com esses objetivos que a Prefeitura municipal de Cláudia convida toda a população para participar da audiência pública que será realizada na próxima segunda-feira (17), a partir das 14 horas na Câmara Municipal. Serão discutidos os principais pontos da

Serão discutidos os principais pontos da Lei de Diretrizes Orçamentarias que serão aplicadas no exercício de 2019.

De acordo com a secretaria de finanças Ana Paula Feldhaus, a participação popular é extremamente importante para o entendimento dos pontos primordiais da administração pública.

“Outro ponto importante é a necessidade que a população entenda as leis que levam a divisão orçamentária que tem que inclusive respeitar a legislação nacional que rege os percentuais de investimentos por exemplo na educação, saúde, infraestrutura e seguimentos afins”, explica.

A LDO

A Lei de Diretrizes Orçamentarias faz parte do sistema de finanças públicas, que abrange a criação de três leis, e é o elo entre o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPA) – criado para prevê a arrecadação e os gastos do Executivo durante os quatro anos de gestão – e a Lei Orçamentária Anual (LOA) – que detalha quanto e como serão gastas as verbas no período de um ano.

A LDO assegura o equilíbrio fiscal das contas públicas “estabelecendo metas e prioridades, além de orientar na elaboração do orçamento e de fazer alterações na legislação tributária”, explica a secretária.

Além das exigências constitucionais, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) ampliou as atribuições da LDO concedendo-a o papel de apresentar os resultados fiscais de médio prazo para a administração pública.

Elaboração

O projeto de Lei da LDO é construído pelo chefe do Poder Executivo, com o auxílio da Secretaria de Planejamento e Gestão, e encaminhado para o Legislativo, que aprecia a matéria, faz as emendas necessárias e deve aprovar até o fim do primeiro semestre, para no segundo ser sancionado pelo Executivo.

Por: kings