Mês de comemoração do aniversário de Cláudia conta com exposição de telas e sessão de fotos – Prefeitura de Cláudia

As castanheiras estão ameaçadas e entrando em risco de extinção. Pesquisadores explicaram que a perda de 70% dessa matéria-prima pode ser diagnosticada por causa da ausência do regime de chuvas além do desmatamento.

Para o município de Cláudia essa arvore possui grande significado em especial porque foi por meio de castanhas que muitas famílias conseguiram sobreviver no período da colonização.
“Na época era por meio da venda das castanhas que os pioneiros conseguiam o dinheiro para comprar outros alimentos. Além que os produtos serviam para o próprio alimento”, explicou secretária de Educação e Cultura, Claudevânia Barbon.

Visando conscientizar a preservação dessa importante cultura a prefeitura de Cláudia por meio da secretaria de Educação e Cultura, desenvolveu obras de artes e uma sessão de fotos para homenagear e conscientizar a população.

A artista criadora das obras ‘Claudevânia’ contou que as artes possuem cunho reflexivo e informativo, se tornando uma homenagem ao material que deu início e auxílio ao desenvolvimento do município.

“A inspiração das obras surgiu quando eu percorria as rotas do transporte escolar com a equipe da secretaria. A ideia foi fazer os quatro quadros e lança-los no aniversário da cidade. É importante fazer uma reflexão que as castanheiras estão indo embora a cada ano e foi por meio desses materiais que as famílias pioneiras se desenvolveram”, concluiu.

As obras serão expostas junto a informações nutricionais elaboradas pela nutricionista da pasta, Jaqueline Bianchin, para acompanhar também foram desenvolvidos pelo Biólogo e professor, Augusto Gonçalves, apanhados de elementos sobre o biotipo das arvores.
Os quadros educativos ficarão expostos por tempo indeterminado na prefeitura municipal.