Município de Cláudia recebe nesta segunda-feira carreta do Projeto Roda Hans com atendimentos de diagnóstico de hanseníase – Prefeitura de Cláudia

Município de Cláudia recebe nesta segunda-feira carreta do Projeto Roda Hans com atendimentos de diagnóstico de hanseníase

Secretaria de saúde ainda realizará mutirão de atendimentos a população

Nesta segunda-feira (17) o município de Cláudia receberá o projeto “Roda-Hans”, uma unidade móvel de saúde itinerante que busca combater à hanseníase.

A carreta é equipada com cinco consultórios e um posto de coleta de exames, destinada a ações que favoreçam a busca ativa de casos novos da doença.

Em Cláudia o projeto deverá atender cerca de 140 avalições com pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde.

“Este é um momento muito importe para o nosso município, desta maneira pretendemos dar uma maior agilidade nos casos da doença que precisam de atendimentos. Durante a vinda da Hoda Hans, vamos contar com três profissionais especialistas em hanseníase”, explicou a secretário de saúde Eli Rizzi.

Durante a vinda da carreta da hanseníase a secretaria de saúde com a parceria do Cras, Creas, Amor Exigente, Conselho tutelar, Nasf, e demais profissionais da saúde realizará diversos atendimentos durante todo dia na segunda-feira.

“Vamos proporcionar para nossa população um mutirão de atendimentos à saúde com testes rápidos (no período da manhã), exames de glicemia, aferição de pressão, levantamento de IMC, atualização da caderneta de vacinação para todas as idades, orientações fisioterapêuticas e nutricionais, além de fortalecer a Campanha do Setembro Amarelo”, destacou a enfermeira Ângela Pereira.

Os atendimentos acontecerão nos consultórios itinerantes da Roda Hans junto ao Psf II Margarida Rodrigues (em frente ao Clube dos Idosos) das 07h00 às 17h00.

“Queremos reforçar o convite a todos os munícipes que venham participar de nossas atividades nesta segunda-feira. Nossa equipe está motivada para realização dos atendimentos neste mutirão”, conclui Eli.

Projeto Roda Hans

O projeto “Roda-Hans” é uma iniciativa inovadora nesse processo, que busca não apenas diagnosticar novos casos da doença, além de conscientizar a população das cidades por onde passa, e melhorar a capacidade técnica dos profissionais de saúde desses locais.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a DAHW Brasil, a Novartis Brasil, com o apoio técnico da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), por meio dos Escritórios Regionais de Saúde da SES/MT e de Prefeituras contempladas com a agenda em 2018.

Estatísticas da Hanseníase em MT

Em 2017, foram registrados 3.477 casos novos de hanseníase em Mato Grosso, dos quais 184 foram em menores de 15 anos. Em 2018 já foram registrados 2.163 casos novos e 81 casos em menores de 15 anos.

Mato Grosso há alguns anos registra o maior número de casos de hanseníase entre os estados brasileiros. Os processos migratórios no Estado, em virtude das atividades econômicas favorecem a manutenção da endemia. As ações realizadas, como a capacitação dos profissionais de saúde e as estratégias de busca ativa auxiliam na identificação desses casos, já que a hanseníase se trata de uma doença silenciosa.

Por: Henrique Basinski.