Prefeitura de Cláudia e Corpo de Bombeiros firmam parceria no combate as queimadas – Prefeitura de Cláudia

Prefeitura de Cláudia e Corpo de Bombeiros firmam parceria no combate as queimadas

A medida visa ampliar o reforço da brigada municipal mista no período proibitivo de queimadas.
  • 24 de junho de 2019
  • admin

A grande quantidade de focos de queimadas em Cláudia vem preocupando o executivo municipal. Para solucionar esse problema, a prefeitura realizou uma reunião nesta segunda-feira (25), juntamente com a secretaria de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros, visando firmar uma parceria para o reforço da brigada municipal mista no período proibitivo de queimadas.

O prefeito Altamir Kurten, explicou que a população precisa se conscientizar, pois, no período de seca pequenos focos podem se tornar incêndios avassaladores.

“Nessa época temos a necessidade da presença do Corpo de Bombeiros, para que se tivermos algum problema possamos combater com técnica. É preciso tomar muitos cuidados no período de seca, principalmente com o manejo de fogo, para assim prevenir incidentes devastadores. A ajuda dos bombeiros é para que possamos conseguir controlar os focos principalmente no setor rural”, pontuou o prefeito.

Altamir lembrou também da necessidade da ajuda da população para a contenção dos focos.

“A prefeitura vai fazer a parte dela, mas é preciso que a população tenha consciência de que mexer com fogo nessa época traz riscos não só a segurança, mas também para a saúde respiratória dos cidadãos. Visamos proteger a população, bem como a nossa flora e a fauna”, computou.

O comandante dos Bombeiros, Giovani Eggers, destacou que a parceria firmada durante a reunião visa trazer apenas benefícios para o município.

“Essa reunião foi para definir a parceria com o Corpo de Bombeiros, onde obtivemos o aval da prefeitura e secretaria de Meio Ambiente. Nós vamos auxiliar não só para atendermos as ocorrências típicas, mas também com palestras no município e assentamentos, abordando questões das queimadas, dos malefícios, principalmente para idosos e crianças”, explicou Giovani.

A secretária de Meio Ambiente, Cleuza Dalmaso, advertiu sobre os malefícios que as queimadas podem provocar para a saúde. Ela adiantou também sobre o processo classificatório que será realizado.

“Nós estamos no período da seca e sofremos com a fumaça. Para melhor desenvolvimento do nosso projeto vamos montar uma equipe de brigadistas até o mês de julho. Assim que a ação estiver em andamento, vamos anunciar o projeto classificatório para a escolha dos auxiliares brigadistas municipais. Assim que eles realizarem o treinamento já entrarão em ação para que possamos diminuir o foco na cidade”, afirmou Cleuza.

O vereador Arnaldo França destacou a importância da preocupação do executivo, declarando ainda o apoio do legislativo a medida tomada.

“É uma parceria importante para o município. É interessante conscientizar a população para que possamos estar realizando esses trabalhos em conjunto”, finalizou.

+ NOTÍCIAS

ADIADA A CHEGADA DO PAPAI NOEL

O pé d’água impediu que as renas do Papai Noel chegassem a Cláudia nesta sexta-feira (06). Mas já conseguimos contato…

RESPEITO AO AMBIENTE: Voluntários plantam árvores em frente ao Acácio Guzzo

Respeito ao meio ambiente ensinado na prática. Com essa mentalidade e muita disposição em tornar a cidade melhor, diversos voluntários…

TCE aprova contas da gestão Kurten por unanimidade

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso aprovou as contas da gestão do prefeito Altamir Kurten, do ano…