Prefeitura de Cláudia e IBGE realizam planejamento para o Censo Demográfico 2020 no município – Prefeitura de Cláudia

Prefeitura de Cláudia e IBGE realizam planejamento para o Censo Demográfico 2020 no município

A coleta de dados será realizada entre agosto e outubro do próximo ano.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realizará o Censo 2020, que compreenderá 70 milhões de endereços em 5.570 municípios de todo o país.

Durante esta semana a equipe da Coordenadoria Regional do IBGE de Sorriso-MT esteve reunida com o executivo para firmar um planejamento para realização do Censo em Cláudia.

“Estivemos hoje com o Pedro e o Willian, que compõem a equipe do IBGE para o censo 2020, este é um momento importante para que possamos juntos realizar esse recenseamento com toda eficiência necessária para a cobertura total das residências de nosso município”, explicou a chefe de gabinete, Esdra de Andrade.

Na oportunidade estiveram presentes as secretarias de Saúde, Educação e Agricultura, além de demais departamentos e repartições da administração municipal.

“O município de Cláudia já é um grande parceiro do IBGE na realização de Censo Demográfico, para este ano não será diferente. Hoje firmamos todo este planejamento que auxiliará para presença dos recenseadores nas residências do perímetro urbano e rural. Além do apoio logístico, a prefeitura ira disponibilizar um espaço físico e sinal de internet para sede das atividades no municio”, destacou o Coordenador de Área do IBGE, Pedro Spoladore Ferreira dos Reis

As atividades da pesquisa de campo irão ocorrer entre os meses de agosto e outubro de 2020. Nos levantamentos, serão colhidas informações sobre características dos moradores, domicílios, migração, nupcialidade, educação, trabalho e rendimento, entre outros temas.

“Queremos pedir o apoio também da população para que recebam os recenseadores em suas residências. A realização do Censo 2020 é muito importante para sabermos não somente a quantia populacional de Cláudia, mas também informações socioeconômicas e demográficas do município”, finalizou Spoladore.

Vale lembrar que haverá um processo seletivo para à contratação temporária de pessoas para atuarem no censo demográfico 2020.

Para Cláudia serão 15 vagas:

– 1 Coordenador Censitário de Subárea (edital em 20 de setembro de 2019, deve ter nível Superior, para trabalhar em março de 2020).

– 3 Supervisores (edital em fevereiro de 2020, deve ter nível médio, para trabalhar em junho de 2020).

– 11 Recenseadores (edital em março de 2020, deve ter nível fundamental, para trabalhar em julho de 2020).

Maiores informações IBGE.GOV.BR ou (66)99675-7500 (Coordenador de Área do IBGE, Pedro Spoladore Ferreira dos Reis).

O Censo

O Censo Demográfico é realizado a cada 10 anos e é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população, bem como norteia o planejamento das políticas públicas e tomadas de decisões de investimentos tanto pela iniciativa privada quanto pelos governos municipal, estadual e federal.

Os recenseadores, identificados com colete, boné, crachá e computador de mão, irão coletar as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido no computador de mão. Também será possível responder o questionário via internet. Como em Censos anteriores, serão utilizados dois questionários: o da amostra, a ser aplicado em uma fração dos domicílios ocupados, e o questionário simplificado nos restantes.

+ NOTÍCIAS

Prefeito de Cláudia cumpre agenda na Capital

  O prefeito de Cláudia Altamir Kurten cumpre extensa agenda de trabalho em Cuiabá, nesta terça-feira (5), em busca de…

VÍDEO: Prefeitura de Cláudia investe em complexo esportivo com pista de ciclismo e academia ao ar livre

Um novo espaço de lazer está prestes a ser entregue à cidade de Cláudia. A obra da pista de ciclismo…

VÍDEO: Prefeito de Cláudia faz abaixo assinado para redução da taxa de reposição florestal

Atento as oportunidades, o prefeito de Cláudia Altamir Kurten tenta mobilizar cidades vizinhas para conseguir abaixo-assinado que pede a redução…