Prefeitura de Cláudia inicia campanha de vacinação Antirrábica – Prefeitura de Cláudia

Prefeitura de Cláudia inicia campanha de vacinação Antirrábica

A doença não tem cura e pode levar o portador a óbito

A prefeitura de Cláudia por meio da secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira (22) a campanha de vacinação Antirrábica no assentamento Keno. O objetivo do executivo é prevenir e proteger os munícipes e seus animais de uma possível proliferação da doença.

A campanha será desenvolvida em todo o município, sendo que do dia 1 a 9 de agosto no assentamento Santo Expedito, 19 a 23 no Zumbi e 26 a 29 no 12 de Outubro. Já no Keno a prevenção terá encerramento em 31 de julho.

Já no perímetro urbano será concretizada no dia 15 de agosto na praça dos migrantes e no Programa Saúde da Família (PSF) IV dás 7:30 às 16:30. No dia 31 do mesmo mês as ações serão realizadas nas proximidades do Ginásio Bezerrão.

O chefe da Vigilância em Saúde, Edson Catarino, explicou a importância da população se conscientizar e se prevenir contra a patologia.

“A raiva é uma doença viral que ataca mamíferos e pode ser transmitida ao homem pela mordida, arranhão ou contato com secreções de animais domésticos ou selvagens que estejam infectados. Além de aplicarmos a vacina estamos realizando testes de leishmaniose visceral em cachorros. A prevenção é o melhor remédio”, pontuou.

Catarino ainda lembrou que essa doença não tem cura e em caso de agravamento o portador da patologia pode vir a falecer.

“A prevenção contra o vírus da raiva após a exposição deve ser iniciada imediatamente para que outras pessoas não corram o risco de contaminação. O tratamento deve ser adaptado à natureza da exposição e ao estado do infectado, o uso de soro antirrábico e a aplicação de cinco doses da vacina, podem conter a doença”, concluiu Edson.

Executivo de Cláudia celebra Dia dos Professores com grande festa

Um almoço especial foi organizado a todos os professores nessa terça-feira

Equipe da saúde de Cláudia passa por capacitação para diagnóstico da hanseníase e população tem acesso a avaliações

Ao todo, foram realizadas 62 avaliações, sendo que 14 casos foram confirmados; o número está dentro dos padrões regionais