Prefeitura de Cláudia oferece tratamentos para crianças com problemas de fala e audição – Prefeitura de Cláudia

A partir do momento que uma criança encontra dificuldade na pronuncia, está na hora de procurar uma ajuda profissional

Desde o início de 2019 os profissionais da saúde de Cláudia identificaram diversas ocorrências de dificuldades na fala e audição das crianças da rede municipal de ensino. A fonoaudióloga Rafaela Bastian explicou os cuidados que devem ser tomados e a preocupação que os pais devem ter para identificar os problemas no início.

“Se uma criança de um ou dois anos no máximo, encontra dificuldades em iniciar a pronuncia está na hora de procurar uma ajuda profissional” relata a profissional.

Antes dos seis meses de idade não é fácil identificar esses problemas, porém a partir do momento que elas começam com a curiosidade e a tentativa de novas experiências que se nota a dificuldade.

“É mais prático para os pais deixá-las no celular. Ficar envolvidos com aparelhos eletrônicos não é ruim o problema é o tempo. Para que a criança se devolva bem ela precisa aprender a brincar, pois esse novo mundo tecnológico prende e isso dificulta o desenvolvimento,” afirma Rafaela

Ao chegarem na fase escolar não é comum trocarem as letras. Caso isso ocorra, os pais devem ficar atentos, pois muitas crianças com problemas auditivos confundem diversos fonemas.

“Existe tratamento para todos os pequenos que possuem uma dificuldade de fala, seja por problema auditivo quanto por problema neurológico, portanto tem que ser estimulada o quanto antes, para que eles tenham melhor resolução do problema” declara a fonoaudióloga.

Caso algum desses sintomas sejam identificados, as crianças deverão ser conduzidas até o Programa Saúde da Família (PSF) onde será realizado exames para que o problema seja detectado, assim encaminhando–a para uma profissional qualificado.

Por: Kings