Prefeitura de Cláudia promove palhaçoterapia e auxilia na recuperação de pacientes – Prefeitura de Cláudia

Sorrir, brincar e cantar. Essas são atitudes que não acontecem com muita frequência em um ambiente hospitalar. Propondo mudar essa realidade a prefeitura de Cláudia por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), iniciou o projeto de palhaçoterapia.

O intuito da ação é diminuir a ansiedade durante a espera para atendimento, melhorar a qualidade de vida, afastar a depressão, combater o estresse e proporcionar impactos positivos para a autoestima.

O projeto foi desenvolvido durante esta semana (entre os dias 29 a 1) nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF).

“É importante promovermos a alegria nesses ambientes, em especial porque a risada alivia a tensão física. O riso estimula o sistema imunológico e reduz a liberação do hormônio do estresse, além de aumentar o número de células imunes e anticorpos, entre outros fatores que melhoram a estabilidade emocional do paciente. A palhaçoterapia é mágica e ajuda gradativamente a melhora do paciente”, explicou a nutricionista do NASF, Flávia Karoline.

A nutricionista lembrou ainda a importância de desenvolver atividades que diminuem a utilização de medicamentos.

Ela ressaltou também a necessidade da participação dos profissionais da área em desenvolver maneiras alternativas de auxílio.

“Ser profissional da área da saúde é muito mais que descobrir e tratar de doenças. É a arte de entender a pessoa que está procurando sua ajuda. Nós de Cláudia entendemos isso e estamos sempre dispostos a auxiliar da melhor maneira possível”, concluiu.