Prefeitura de Cláudia realiza homenagem para famílias desbravadoras – Prefeitura de Cláudia

Prefeitura de Cláudia realiza homenagem para famílias desbravadoras

Foram plantadas 31 mudas representando os pioneiros municipais

Cláudia completou 31 anos nessa quinta-feira (4). O aniversário do município contou com uma semana de programações diferenciadas, mas o maior destaque foi a homenagem prestada pelo executivo, legislativo e Usina hidrelétrica (UHE), de Sinop, para as famílias pioneiras.

No dia do aniversário, 31 árvores foram plantadas junto a uma placa com o nome das famílias que iniciaram a construção do município.

O prefeito Altamir Kurten, ressaltou a importância de respeitar as origens da população.

“Estamos prestigiando os que estiveram aqui primeiro, que desbravaram e enfrentaram grandes dificuldades. Nós estamos dando sequência aqueles que trouxeram coragem determinação e que confiaram em suas decisões, fazendo com que Cláudia se desenvolvesse.O objetivo não foi só homenagear, mas incentivar os futuros pioneiros do nosso progresso. As árvores crescerão e nossos jovens também, todos juntos com nossa cidade”, pontuou o prefeito.

A família Schmaitecke, agradeceu a prefeitura e as demais instituições pela homenagem.

“É importante ter o reconhecimento, é uma alegria receber essas mudas com o nome de minha família. Agradecemos a Deus por essa homenagem”, contou Schmaitecke.

A secretária de Educação e Cultura, Claudevânia Barbon, agradeceu as parcerias que auxiliaram a execução do projeto.

“A ideia foi de homenagear 31 famílias pioneiras para comemorar os 31 anos de emancipação. Temos o projeto Pioneiros que conta a história de Cláudia por meio de telas. Entramos em contato com a engenheira florestal da Sinop Energia, e a empresa forneceu as mudas”, destacou a secretária.

O pioneiro Martinho Canozo, descreveu se sentir emocionado com a lembrança.

“Para mim é muito importante depois de 40 anos ser lembrado. Nós auxiliamos o desenvolvimento desse município. Parabéns a prefeitura pela iniciativa. Isso é um incentivo, é importante lembrarmos que fizemos alguma coisa”, afirmou Canozo.

A analista sócio ambiental da UHE Sinop, Jaqueline Pysklevitz, ressaltou a importância da participação da empresa e o incentivo da preservação da cultura e do meio ambiente.

“É um prazer para a Sinop Energia estar participando junto com a prefeitura dessa homenagem a essas pessoas que fizeram a diferença, que estão construindo e incentivando para continuar o crescimento dessa cidade. Essas árvores se tornam um patrimônio para o município também”, salientou.

Já a representante da família Maldonado, lembrou dos anos de destaque que a empresa recebeu.

“Eu estou me sentindo muito bem homenageada e feliz, graças a Deus deu tudo certo. Espero que a população continue lutando por uma vida melhor, nós que não tiramos nada construímos isso tudo”, descreveu Maldonado.

Para a família Rodrigues as árvores representam o futuro do município.

“É uma emoção muito grande, porque é algo que vai ficar para o futuro, para os netos e os filhos deles lembrarem a importância de nossa família para esse município”, destacou Rodrigues.

De acordo com vereador representante da família Anderle, Fernando Leitão, a iniciativa traz visibilidade e destaque para as pessoas que lutaram na construção do município.

“Fico feliz de estar aqui representando essa família pioneira. Esse dia é muito especial. É uma homenagem tão bonita que o município está fazendo”, destacou Fernando.

O representante da família Grigoletto, finalizou destacando a importância das homenagens.

“Nós lembramos do começo da vida aqui. É uma maneira de valorizar o que sofremos e conquistamos”, concluiu Grigoletto.

Executivo de Cláudia celebra Dia dos Professores com grande festa

Um almoço especial foi organizado a todos os professores nessa terça-feira

Equipe da saúde de Cláudia passa por capacitação para diagnóstico da hanseníase e população tem acesso a avaliações

Ao todo, foram realizadas 62 avaliações, sendo que 14 casos foram confirmados; o número está dentro dos padrões regionais