Prefeitura inicia projeto de escolha de brigadistas para auxiliar no combate a incêndios – Prefeitura de Cláudia

Combater, lutar e proteger a natureza. Essas são algumas ações que serão ensinadas para os seis brigadistas que farão parte do Corpo de Bombeiros em Cláudia. Para os futuros heróis municipais serão disponibilizados equipamentos, além de treinamento adequado para que possam desenvolver o trabalho.

O curso que iniciou nessa quinta-feira (18) conta com 15 candidatos que realizarão uma prova escrita, dois testes e atividades em campo. Dos participantes, apenas seis serão contratados pela prefeitura e carregarão a responsabilidade de auxiliar na proteção do município contra as queimadas e degradações ao meio ambiente.

Com o início das atividades, também foi inaugurada uma sala de situação para auxiliar O Programa de Combate ao Fogo em Cláudia.

O prefeito Altamir Kurten, destacou a importância da participação da população e das parcerias envolvidas no projeto.

“Iniciamos o treinamento dos futuros membros da Brigada Municipal Mista, uma parceria entre a prefeitura municipal, Governo do Estado, Corpo de Bombeiros e Sinop Energia. Os brigadistas escolhidos irão auxiliar quatro militares durante o período proibitivo de queimadas”, pontuou o prefeito.

A secretária de Meio Ambiente, Cleuza Dalmaso, lembrou a necessidade da participação dos profissionais para a defesa e proteção contra as queimadas.

“Esse projeto é uma preocupação dos militares e do município em relação às queimadas, os focos de calor e a baixa umidade apresentada nesse período. Visamos proteger os munícipes de Cláudia, queremos um ar limpo, em especial nesse período que é tão complicado para a saúde. Vale ressaltar que todos os instrumentos para treinamentos serão cedidos pelo Corpo de Bombeiros”, explicou a secretária.

O programa conta com uma caminhonete e um caminhão ABTF, que já estão na cidade para fiscalizar e combater possíveis focos de incêndios.