Reforço no combate ao mosquito: Município de Cláudia recebe caminhonete – Prefeitura de Cláudia

Reforço no combate ao mosquito: Município de Cláudia recebe caminhonete

A ação vem em contrapartida a boa atuação dos agentes de endemias em 2018

O município de Claudia foi contemplado recebeu na última semana uma caminhonete para o serviço de endemias, responsável pela prevenção, controle e combate ao vetor da dengue, chicungunha (chikungunya) e zika vírus.

A Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde, entregou mil caminhonetes Mitsubishi L 200, cabine dupla, durante a gestão do ex-presidente Michel Temer, sendo que 40 delas foram destinadas a municípios de Mato Grosso, onde Cláudia também contemplada.

“Estamos muito felizes por receber este veículo para nossa equipe de endemias, sabemos do empenho dos nossos profissionais no combate do mosquito. Em nome da secretaria quero parabenizar a todos que se dedicaram e se dedicam para cuidar do nosso município”, enfatizou Eli Rizzi, secretária de Saúde

O critério adotado para a distribuição dos veículos foi embasado em dados epidemiológicos e entomológicos (infestação do mosquito) observados no Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) e no Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD), das quais os municípios registram as atividades desempenhadas pelas equipes.

“Diariamente já desempenhamos um papel fundamental para o combate ao mosquito com o auxílio desta caminhonete teremos um reforço a mais no trabalho. Queremos continuar com o apoio do cidadão que também precisa ser um fiscal contra essa ameaça”, explicou Edson Catarino, coordenador da equipe de Endemias.

Por: Henrique Basinski.