Representante de Cláudia participa de Fórum Nacional de Educação – Prefeitura de Cláudia

Representante de Cláudia participa de Fórum Nacional de Educação

A secretária de Educação e Cultura de Cláudia, Claudevânia Barbon Anderle, esteve participando durante os dias 13 e 17 de agosto, do 17° Fórum Nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizado na Bahia.

A participação no encontro reforça o intuito do executivo em oferecer educação com qualidade. Além de levar o nome do município, a secretária também compõe a equipe do Conselho Nacional de Representantes da Undime/MT e atua como Presidente da Regional Centro Norte, composta pelos municípios de Cláudia, Sinop, Tapurah, Nova Mutum, Vera, União do Sul, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Sorriso, Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã e Itanhangá.

“Isso mostra a importância da educação claudiense para todo o Estado. A participação na Diretoria Executiva da Undime MT, proporcionou participar desse encontro nacional onde passamos a ter mais proximidade de como as políticas públicas na educação são desenvolvidas, adquirimos mais conhecimentos e foi gratificante ver o Brasil todo unido lutando por uma educação de qualidade”, destacou Claudevânia.

Ao todo, a ação reuniu 5.568 dirigentes municipais, sendo a delegação de Mato Grosso composta por 29 dirigentes municipais. Temas como financiamento da gestão e de aprendizagem, implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foram discutidos.

“Os três temas que nortearam o Fórum, foi a importância do Financiamento, gestão e a aprendizagem. O Fundeb financia a educação. O valor é repassado mensalmente pelo total de alunos atendidos na rede de ensino e é com ele que pagamos a folha salarial dos professores e outras despesas. Vale lembrar, que em 2020 ele vai acabar, então estamos via Undime lutando e propondo mudanças para a continuidade deste fundo” lembrou a secretária, ressaltando que uma participação maior com recursos por parte da União também foi cobrada.

A representante do município, ainda destacou que educação com qualidade só é alcançada por meio de mudanças no financiamento, por uma gestão voltada ao monitoramento da aprendizagem, para que de fato os direitos de nossos alunos destacados no Plano Nacional de Educação sejam contemplados, pontuou a secretária. “Em Cláudia acontece esse acompanhamento, promovendo formação aos professores e avaliações bimestrais na rede municipal de ensino,pois o executivo busca como prioridade sempre oferecer o melhor a sociedade.

Fórum Nacional

O evento, que começou na terça-feira (13.08) e seguiu até esta sexta-feira (16), foram realizados minicursos, conferências, mesas-redondas e visitas às salas de atendimento governamental e aos estandes.

Nas mesas-redondas são debatidos assuntos como: o novo Fundeb como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação; Políticas e programas do governo federal; e Ações intersetoriais na promoção da qualidade da educação. Também são temas de discussões o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios.