VÍDEO: Evento de abertura do mês do Meio Ambiente reúne população de Cláudia – Prefeitura de Cláudia

VÍDEO: Evento de abertura do mês do Meio Ambiente reúne população de Cláudia

A ação, marcou o início das atividades que serão promovidas durante todo o mês de junho em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A prefeitura de Cláudia por meio da secretaria de Meio Ambiente, promoveu nesta quarta-feira (5) a limpeza e reflorestamento da Reserva Florestal Municipal. O objetivo da ação foi promover a conscientização da importância na preservação da natureza. O evento, marcou o início das atividades que serão promovidas durante todo o mês de junho em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem. A população de Cláudia, compareceu em massa na ação.

O executivo firmou parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Lions Clube, Rotary Club e Câmara Municipal de Vereadores.

O prefeito Altamir Kurten explicou que o projeto foi um sucesso e que a participação demostra o valor que os cidadãos claudienses tem com a natureza.

“Nossa ação com certeza foi um sucesso, graças ao envolvimento da população, que fez um excelente trabalho para recuperar e continuar a proteção dessa unidade de conservação”, computou.

Já a pioneira ambientalista, Brigite Frick, destacou a importância da união para a construção de um mundo melhor.

“Tudo o que você faz mesmo que seja pouco vale a pena, como aquela história do beija flor que leva uma gota de água no bico para floresta que se encontra em chamas. Quando outros animais o questionam sobre a quantidade ele responde, ‘faça a sua parte que talvez o fogo se apague’. É assim que temos que tratar o meio ambiente, todos tem que se envolver”, ponderou.

O presidente do Lions Clube, Darci Bento, afirmou que as atividades são difíceis, mas são compensativas.

“É um trabalho pesado, mas é gratificante. Não podemos ter dó das botinas e nem da roupa. Temos que entrar e encarar as dificuldades”, pontuou.

Já o presidente do Rotary Club, José Paschoal, contou que sempre preza pela preservação do local.

“Nós acompanhamos o parque, sempre plantamos arvores e recolhemos os lixos. Cuidamos para que os nossos visitantes tenham um local bonito para prestigiar, uma prova da bela natureza de Cláudia”, explicou.

Também presente no evento, a bióloga Mari Marçal, esclareceu que o executivo recebe as mudas por meio de compensação ambiental. Ela afirmou ainda que todas as plantas encontradas fazem parte da flora local.

“Essas mudas estavam sendo armazenadas no viveiro municipal. As espécies que escolhemos foram Ipê, Jacarandá e Buriti, todas arvores nativas do município.  Nosso principal objetivo é proteger a natureza, mas também visamos proporcionar um local de lazer para os residentes de Cláudia”, contou.

O vereador Léo Rizzi, lembrou que por mais que tenha um dia mundial do meio ambiente é necessário pensar que todos os dias são de preservação e conscientização.

Também membro do legislativo, Amaral Carteiro, parabenizou a prefeitura e a união entre as demais instituições. Ele assegurou também que a câmara realiza a sua parte para preservar a natureza do parque.

Já o parlamentar, Naldo, salientou que para os maus hábitos da sociedade mudarem é preciso começar o incentivo pelos adultos. “Os jovens e as crianças são o futuro e nós temos que ensinar o caminho correto para eles”, concluiu.