VÍDEO: Prefeitura de Cláudia alerta sobre os riscos do Câncer de Próstata – Prefeitura de Cláudia

VÍDEO: Prefeitura de Cláudia alerta sobre os riscos do Câncer de Próstata

O novembro azul é o mês escolhido para a conscientização da importância do exame de próstata, essencial para o combate do câncer que mais mata homens no mundo.  De acordo com o médico Jurez Petrucci, o grande problema ainda está no preconceito e no medo dos homens na realização do exame. “É um exame simples,

“É um exame simples, rápido e indolor. Os homens têm que entender que a relação médico paciente é sigilosa e profissional, não tem que ter medo esse exame rápido e indolor e salva vidas”, explicou.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano devem ser registrados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam que 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

De acordo com o Inca, o câncer de próstata é considerado um tumor da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.

O Inca alerta que alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³, que não chega a dar sinais durante a vida, nem ameaçar a saúde do homem.

Por: Kings