VÍDEO: Prefeitura de Cláudia e Sinop realizam conferência dos idosos – Prefeitura de Cláudia

VÍDEO: Prefeitura de Cláudia e Sinop realizam conferência dos idosos

Esta é a V edição de Cláudia e a III em conjunto com o município vizinho

A prefeitura de Cláudia por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Prefeitura de Sinop, realizou mais uma edição da Conferência dos idosos. O projeto que tem como principal objetivo a valorização da terceira idade foi realizado nesta sexta-feira (22). Os participantes de Cláudia foram acompanhados em Sinop (500 km de Cuiabá) para estar participar do evento. O principal tema discutido foi “Os desafios de envelhecer no século XXI”.
Segundo a secretária de Assistência Social Mônica Deprá, é extremamente importante realizar esses eventos, já que possibilitam as interações entre os idosos, ajudando ainda a prevenir a depressão e outras doenças que se ocasionam nessa idade.
“Eles interagiram com as pessoas da mesma idade trocaram ideias debateram os temas e realizaram propostas. Então é muito importante para, fazer esse tipo de atendimento para os idosos do município e presenciar, participar de conferencias como essa que foi realizada em Sinop” explica Mônica, que ainda destacou que a atuação da secretaria faz parte do projeto de descentralização e fortalecimento das ações afirmativas do município, promovido pelo prefeito, Altamir Kurten.
De acordo com a Vice-presidente do concelho municipal dos Direitos dos Idosos de Cláudia, Josiani Silva da Rocha, é necessário saber como que está ocorrendo o envelhecimento das pessoas e quais as consequências. Ela diz ainda que é necessário saber quais atividades são promovidas aos idosos, pois muitas vezes esses são os únicos entretenimentos fornecidas a eles.
“A pessoa Idosa hoje está mais ativa elas querem coisas novas. É muito importante interagir, como já estão fazendo. Seguindo esse objetivo o clube dos idosos de Cláudia também promove almoços e confraternizações causar alegria aos participantes” relatou Josiani.
Já o presidente do clube dos idosos José Formigoni, explicou que esse tipo de evento aumenta a autoestima dos participantes e que em Cláudia eles possuem coral, projetos de danças entre outros que permitem estarem sempre interagindo.
“Graça aos trabalhos feitos pela secretaria de Cláudia recebemos esse convite maravilhoso, onde podemos questionar e debater sobre os nossos direitos. Tem muitas coisas que devem ser mudadas. Em primeiro lugar deve ser dar mais o respeito ao idosos. Em nossa cidade não podemos dizer que somos desrespeitados, mais em nível nacional é possível notar um certo desrespeito” contou José.
Participando do evento, a idosa, Isabel Teixeira, relatou que os eventos realizados pelo município são de grande importância. E que normalmente as pessoas da terceira idade não possuem o costume de sair de sua residência e com esses eventos eles conhecem novas pessoas e se divertem.
“A partir do momento que eu passei a participar das atividades junto ao clube dos idosos senti a minha vida ser transformada. Antes eu tinha até problema de depressão, mas depois que eu entrei no coral, participei e gostei comecei a ir em todos os outros. Nós fazemos teatro, apresentações e passeios. É muito legal eu gostei muito de estar frequentando”, descreveu Isabel.

Por: Kings.