VÍDEO: Prefeitura de Cláudia tem programação para prevenção contra o câncer de Mama – Prefeitura de Cláudia

Exames preventivos em combate ao câncer do colo do útero também serão realizados

A prefeitura de Cláudia vem realizando na unidade de Programa de Saúde da Família I (PSF1), uma campanha de preventivo em prol ao dia da mulher, que terá continuidade durante todo o primeiro semestre de 2019.

Os procedimentos são desempenhados na primeira terça e última quinta-feira de cada mês, onde os exames são realizados por demanda, não existindo a necessidade de agendamento. Para o atendimento das mulheres que trabalham em hora comercial a unidade de saúde estendeu o atendimento das 7h ás 11h e das 13 às 20h.

De acordo com a enfermeira Marileide Magalhães chefe do PSF I a iniciativa de estender o atendimento tem como objetivo auxiliar o máximo de mulheres possíveis.

“Nós percebemos que durante as campanhas das mulheres, por exemplo outubro rosa, os horários da unidade foram alterados, então muitas delas que trabalham ficaram felizes em conseguirem realizar os exames” ressalta a enfermeira.

A profissional lembra ainda que o mês de março os serviços serão diferenciados, sendo incluído o exame de prevenção contra o câncer de Mama já que anteriormente era apenas realizado os exames de colo do útero.

A enfermeira ainda lembra que os exames poderão ser feitos por todas as mulheres com vida sexual ativa. Para que o exame seja feito ela ainda lembra que a mulher deve esperar sete dias após a sua menstruação.

“Durante os três dias anteriores aos exames, não praticar relações sexuais, ou utilizar duchas e sabonetes íntimos, essas são as regrinhas” afirma Marileide.

Para a realização dos exames são necessários os documentos pessoais e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a -Identidade- Registro Geral (RG).

Por: Kings