Vigilância Sanitária de Cláudia participa de treinamento para prevenir a proliferação do mosquito ‘Asa Branca’ – Prefeitura de Cláudia

O inseto é vetor de uma perigosa doença por nome de leishmaniose
  • 22 de maio de 2019
  • admin

A vigilância Sanitária de Cláudia participará durante toda esta semana de um treinamento para diagnosticar a proliferação do mosquito flebotomíneos, popular ‘Asa Branca’. Os profissionais desenvolverão armadilhas, formas de tratamento e trabalhos entomológicos para auxiliar na prevenção de doenças.

A profissionalização é fornecida pelo Escritório Regional de Saúde de Sinop, com participação da diretora do Escritório Regional de Saúde do Município de Cláudia, doutora em biologia Sirlei Thies e com o agente da Vigilância Ambiental, Benedito José Ari.

A prefeitura de Cláudia por meio da secretaria de Saúde providenciou todo o espaço necessário para que os exercícios possam ser efetuados.

O Chefe da Vigilância Sanitária, Edson Catarino, contou que o treinamento é de extrema importância para a preservação da saúde no município. Ele ressaltou também que o inseto é vetor de uma perigosa doença, por nome de ‘leishmaniose’.

“Nós sabemos que a leishmaniose é uma doença muito perigosa que pode prejudicar a saúde pública. Pensando nisso a regional de Sinop em parceria com a nossa regional fornecerá durante esta semana treinamentos para que possamos aprender a lutar de forma mais efetiva contra a proliferação desse inseto”, contou.

Catarino explicou que dado a importância da ação toda a regional foi convidada para participar da iniciativa.

“Este trabalho é idealizado para treinar os agentes de endemias a reconhecer o inseto e também as doenças por ele transmitidas. Começamos na segunda-feira (20) e vamos até sexta-feira (24) com a conclusão de dados levantados”, esclareceu.

O agente contou ainda que o trabalho bem concretizado pode facilitar para que os profissionais realizem a identificação dos insetos.

“Por meio desse evento, nós agentes de vigilância ambiental podemos trabalhar trazendo uma condição melhor para a saúde pública. Agradecemos ao prefeito Altamir Kurten e a secretária de Saúde Eli Rizzi, por auxiliarem de forma eficaz a realização desse treinamento aqui no município”, pontuou.

Executivo de Cláudia celebra Dia dos Professores com grande festa

Um almoço especial foi organizado a todos os professores nessa terça-feira

Equipe da saúde de Cláudia passa por capacitação para diagnóstico da hanseníase e população tem acesso a avaliações

Ao todo, foram realizadas 62 avaliações, sendo que 14 casos foram confirmados; o número está dentro dos padrões regionais